top of page
002-moses-food-water.jpg_1635949327.jpg

DIGA AO POVO DE ISRAEL QUE RETROCEDAM

Êxodo: 14:1 a 14 – Aproveite, corra pegue sua Bíblia, leia o texto todo.

“Disse o Senhor a Moisés: Fala aos Filhos de Israel que retrocedam...."

Retroceder = voltar para traz, recuar, desviar-se, retirar-se. Na tradução original, do Hebraico a palavra usada é voltar:

“Disse o Senhor a Moisés: Fala aos Filhos de Israel que voltem...."

No contexto, o sentido da palavra retroceder, estar em voltar de novo. Passar por um caminho já percorrido anteriormente.

Vamos imaginar Moisés e o povo de Israel, todos alegres andando pelo deserto, por que saíram das garras de Faraó, da escravidão do Egito.

No capitulo 13:21 diz: “O Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite”.

Pense comigo, mais ou menos 2.700.000 pessoas andando dia e noite no deserto, o Senhor com eles, estão caminhando. Bom, pensam eles, o Senhor esta conosco nos guiando, para não errarmos o caminho, logicamente estamos no caminho certo, ok! De repente eis que surge Moisés: Vamos retroceder, vamos voltar. A princípio, tudo bem, Moisés é nosso líder, vamos obedecer. Você acha que o povo recebeu essa ordem sem resmungar, murmurar? E quando viram Faraó atrás deles?.....

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram

 

Quantas vezes na vida tivemos que retroceder, voltar, começar de novo. Na nossa vida inteira desde neném, avançamos e retrocedemos. Quando criança por volta de 1 (um) ano, quantos tombos levamos para aprender a andar. O processo é, cai levanta , cai levanta. Na escola, quantas vezes usamos o lápis e borracha, até aprender a escrever de caneta. E o vestibular então, é necessário tempo de estudo e dedicação e se não passamos na faculdade desejada voltamos e fazemos tudo de novo. E quando perdermos o emprego? Nossa vida é pautada de idas e vindas.

 

Mas, quando o Senhor dá para nós, este tipo de ordem, qual a nossa postura?

- “Cláudia retroceda!!!” diz o Senhor:

- Mas eu Senhor! O Senhor tem me guiado pelo deserto e tenho que voltar, percorrer aquele caminho de novo?

- É Cláudia de novo, diz o Senhor.

- Mas Senhor de novo, eu já percorri esse trajeto não sei quantas vezes?

É mais ou menos assim o nosso diálogo com o Senhor, não é mesmo? Queremos a nossa vontade, achamos que os nossos olhos podem ver além do deserto, mas é apenas uma miragem......

Não reconhecemos que é uma estratégia do Eterno. Ele sim pode ver além do deserto. O Senhor que vê todas as coisas, pela Onisciência, Onipresença e Onipotência.

O texto nos relata que é uma estratégia do Senhor para confundir Faraó. Mas, quando o povo de Israel viu Faraó vindo atrás deles, morreram de medo. Clamaram ao Senhor e depois reclamaram com Moisés. Muitas vezes agimos assim, pedimos e clamamos ao Senhor e logo após reclamamos com Ele ou com outras pessoas a nossa situação. Tentamos remediar, fazer uma média com o Eterno. Senhor eu estou agindo assim, “assado”, leio a palavra, oro todos os dias, trabalho na igreja, canto no louvor, faço evangelismo e etc.

Nosso caráter tem que ser mudado! É assim que acontece na visão do Eterno. Ele quer nos tratar no interior da nossa alma. As aparentes tribulações é que nos tornam pessoas de caráter e não as bênçãos. As bênçãos, o Senhor nos dá, por que Ele quer.Analisando o povo de Israel no deserto, aprendo que, as bênçãos que o Senhor deu ao povo não os fizeram melhores pessoas, pelo contrário, o povo esquecia das bênçãos. Não viram que o Senhor acabara de realizar uma benção na vida deles, de tirar da escravidão do Egito e o povo estava lá já reclamando da estratégia dada pelo Senhor para livrar de vez de Faraó - livrar do problema.

Meus amados, a palavra do Senhor nos mostra várias passagens onde grandes homens de Deus tiveram que voltar. Por exemplo: no caso de Jacó voltar a terra de seus pais; e de Jonas no ventre do peixe, foi vomitado lançado fora do peixe;, e outro exemplo na palavra é o de Lazaro estava morto há quatro dias, e Yeshua (Jesus) o ressuscitou. E cada homem passou pelo tratamento do Senhor para o seu crescimento.

E o nosso maior exemplo, que retrocedeu e voltará, é o de Yeshua (Jesus). Estava com o Pai, desde o princípio na criação, veio ao mundo como homem, em carne e morreu por nós. Na morte de Yeshua o Senhor também estava utilizando mais uma estratégia, para com Satanás, tipificado no velho testamento como Faraó.

Maravilhas! Graças ao Senhor nosso Deus, Yeshua retrocedeu, ressuscitou voltou para junto do Pai e voltará novamente, para nos buscar Aleluia!!! Glorias sejam dadas ao nosso Deus e a Yeshua.

É queridos, analisando esses exemplos voltar não é tão ruim assim, não é mesmo?!...

Que o Eterno possa nos dar a sabedoria D’Ele, para voltarmos no tempo certo e possamos crescer nesse caminho. E que não venhamos a murmurar dos fatos em nossa vida. E quando tivermos que voltar, possamos crescer no nosso caráter, na nossa alma.

Amém?

Baruch Há Shem!

Bendito O Nome

Cláudia Márcia

© Copyright - Todos os Direitos Reservados ao Ministério Brit.

Para cópia dos textos somente com autorização prévia da autora.

Contato

Se tiver alguma dúvida ou comentário, entre em contato conosco.

WhatsApp: +55 (31) 99229-1952

bottom of page